sábado, 24 de novembro de 2012

Papa moneia novos cardeais


Papa Bento XVI nomeia seis novos cardeais no Vaticano
24 de novembro de 2012  09h20  atualizado às 09h53
O papa Bento XVI nomeou neste sábado solenemente, seis novos cardeais, durante o consistório que celebra na basílica de São Pedro do Vaticano, o quinto de seu Pontificado. Após a leitura em latim do ritual de criação de cardeais e a proclamação dos mesmos, o papa colocou o capelo ou barrete e o anel em cada um - os dois sinais do cardinalato - e lhes atribuiu uma igreja ou diaconia de Roma, como sinal de sua participação no cuidado pastoral do Pontífice pela Cidade Eterna.
Com essas nomeações, o Colégio Cardinalício fica composto por 211 purpurados, dos quais 120 podem participar em um eventual Conclave ao ter menos de 80 anos. Os outros 91, como estabelece a normativa vaticana, embora não possam entrar na Capela Sistina - lugar dos conclaves - para escolher papas, podem ser escolhidos.
Os novos seis cardeais têm menos de 80 anos, por isso passam a ser eleitores. Dos seis, dois são americanos, três asiáticos e um africano.
Os novos cardeais são Rubén Salazar Gómez, colombiano nascido em Bogotá em 1942, que foi ordenado sacerdote em 1967 e em 1992 foi nomeado bispo de Cúcuta, em 1999 Arcebispo de Barranquilla e em 2010 Arcebispo de Bogotá; James Harvey, atual governador regional da Casa Pontifícia e ontem nomeado Arcipreste da Basílica de São Paulo Extramuros de Roma; Bechara Boutros Rai, patriarca de Antioquia dos Maronitas; John Olorunfemi Onaiyekan, Arcebispo de Abuja; Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila, e Baselios Cleemis Thottunkal, Arcebispo de Trivandrum da igreja Siro Malankarese.
No ritual participam dezenas de cardeais e bispos, assim como delegações oficiais dos países onde nasceram os novos purpurados. Amanhã, Bento XVI realizará uma missa solene com os novos purpurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário