domingo, 18 de novembro de 2012

Encontro de Formação para Formadores



 Edilson (Coordenador Estadual do Ministério de Formação - Diocese de Divinópolis). Precisamos ser firmes e maduros na fé. Achamos que o tempo é pouco para buscarmos mais formação e não podemos nos envolver em ativismos. Neste processo de formação, nunca estamos prontos, sempre temos algo novo a aprender, Infelizmente existem servos por terem participado de vários encontros, vários Seminário (e acham que) não precisam mais buscar o novo, Esta atitude é lamentável. A busca pelo aprendizado é sempre boa é uma atitude de renovação pela ação do Espírito Santo. Jesus nos ensina com humildade e simplicidade e nos convida a colocar no lugar dÊle, e fazer o que Ele faria em tal  situação.Toda Formação é diferente, as pessoas, o lugar, o formador, apesar do conteúdo ser o mesmo, tudo é novo pelo poder do Espírito Santo.
Diferença de Pregação e Ensino: a Pregação é o anúncio da Boa Nova e Ensino é a preparação para a missão.
O Ministério da Formação é o guardião da Espiritualidade (Carisma). A Interministerialidade Orgânica, precisa ser vivida, onde todos os Ministérios devem trabalhar em conjunto, um ajudando o outro para o bem de todos.
Os três Módulos de Formação Humana foram incorporados ao Módulo Básico. A orientação Nacional ficou assim: Apostilas 1, 2 e 3, aplica-se a Formação Humana Apostila 1. Apostilas 4 e 5, a Formação Humana Apostila 2. Apostilas 6 e 7, Formação Humana 3 e por fim a Apostila 8.
Quando somos chamados, Jesus respeita nossa liberdade, mas nos lança um desafio: tomarmos decisões (cf. Jo. 8,32). Nos ama e nos convida a sermos reflexos do seu Amor para com o próximo (cf. Mc. 10, 21) e por fim este convite gera em cada um, uma nova atitude de pensamentos e ações (cf. Jo. 3, 3-5).
(Lafaiete, 10 e 11 de novembro de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário